As empresas definem atividades e a partir disso os papéis e responsabilidades para seus colaboradores. Essas atividades realizadas rotineiramente pelas equipes de uma instituição, são denominados como processos.
A gestão e a organização de processos consistem na integração dos procedimentos de uma empresa, a fim de otimizar as atividades dos setores. Seu principal objetivo é alcançar as metas do negócio e aumentar a produtividade, qualidade e inovação.
Os benefícios da otimização é o redesenho do modo como as atividades e tarefas são realizadas no dia a dia, seja por simplificação ou automatização para tornar uma organização tão eficaz quanto possível.
Nós da ATAKAS, utilizamos uma metodologia com quatro etapas, que se inicia com o mapeamento e identificação das atividades realizadas no dia a dia; análise da atual situação; recomendações de melhorias e redesenha o processo no padrão BPMN (notação mundial para modelagem de processos de negócio), implementação e entrega dos documentos.
Nossos clientes relataram como resultado no projeto de inteligência de processos que seus colaboradores se dedicam mais nas atividades que efetivamente trazem benefícios, como diminuição do retrabalho, o aumento da produtividade e engajamento do time. Além disso, é necessário que as melhorias sejam constantes, todos precisam ter as informações atualizadas para realizar seus trabalhos da melhor forma possível. Entender os processos em todos os níveis, garante a gestão de processos para a melhoria contínua.
Quando você aumenta seu conhecimento e maturidade gerencial, a partir da análise dessas informações você pode priorizar a otimização do que trará mais resultados, deixando de gastar tempo com iniciativas de baixo impacto.